E se... Comemoremos a "Reforma Protestante"?



Quero falar sobre "reforma".
Minha casa está precisando.

E preciso primeiramente lembrar, que ela é alugada... Não é minha... Dependo de "terceiros".

Quando chegamos nesta casa, ela estava toda arrumadinha. Pintura, portão automático, sem goteiras, portas novas e cômodos que se adequavam exatamente à nossa necessidade no momento. Ela passou por uma "reforma" pra nos receber e alcançar seu propósito de locação.

Mas, aconteceram alguns imprevistos e as coisas andam meio complicadas aqui. Deixa eu explicar, antes que nos chamem de desmazelados e nos acusem de destruidores.

Dois pontos foram completamente desfavoráveis na construção dessa casa:

Primeiro: 
ela foi construída sobre um aterro, que por não ter sido bem disposto e compactado, com o passar do tempo provocou alguns "buracos" na base da construção e por consequência, infiltração de água da chuva e a casa está cedendo, descendo do nível que foi projetada. Em outras palavras, chove e a água entra debaixo da casa provocando desgaste na estrutura;

Segundo:
essa casa é uma residência antiga construída na esquina de duas ruas que hoje são bem movimentadas na região central e com o fluxo de carro sofre abalos constantes e lógico, diante da primeira condição que descrevi, rachaduras e desgaste estão aparecendo por toda a casa... Rachaduras de mais de 4cm. Ela não está adequada aos "padrões" anteriores em que foi projetada e construída.

Moral da história, a casa desnivelou e por consequência o telhado saiu do nível também,  o portão também, as paredes também... E nossa casa está na eminência de dois processos: Reforma ou Destruição.

Dá pra você entender o que é uma REFORMA?
Consegue perceber as consequências que a falta dessa reforma pode fazer nessa casa?
Percebe o risco que estamos correndo?

Tudo estava tão bem... Mas, aconteceram "mudanças" na estrutura e as consequências são graves e até, irremediáveis.

Assim aconteceu com a "Reforma Protestante" e não vejo nos dias atuais motivos pra comemorar, penso até que urge uma nova "Reforma" ou...

A casa que estou hoje foi projetada numa ótima localização, tinha tudo pra ser uma casa confortável e bem estruturada, mas na execução do projeto algumas pessoas mudaram o "plano original", fizeram um "aterro" de qualquer forma, não se atentaram ou fingiram não ver que muitas coisas estavam erradas e quando deveriam ter "arrumado" a casa fizeram vista grossa e hoje a coisa está muito mais séria... Tentaram uma "reforma" de adequação pros moradores que estavam chegando, sendo que na verdade o que precisava mesmo era "derrubar" algumas coisas e "refazer" outras. Assim como a "Igreja" dos dias de hoje.

Os princípios que Lutero destacou:

- somente a Fé;
- somente a Escritura;
- somente Cristo;
- somente a Graça e 
- Glória, somente a Deus;

foram "ajustados e "adequados" pra uma "nova geração" que não tem compromisso com Deus e com os homens (imagem e semelhança Dele), que escondem as "rachaduras" com massa corrida e "adequam" as falhas às necessidades e isso pode  levar à uma "nova" reforma ou, destruição completa.

Lembrei de um comentário importante. Quando procurei o "responsável" por essa casa, ele simplesmente disse: "- Pode cair sim, mas isso leva tempo!... Acredita nisso?

Não parece um pouco semelhante com coisas que temos ouvido nas "Igrejas"?
" - Ignora irmão... é assim mesmo!"

E hoje estou desesperado pra "mudar"... antes que a "casa caia".

Feliz dia de "Reforma Protestante"

Que como Lutero, posso acontecer em nós o desejo e a atitude de fazer a "Reforma" que a Igreja Precisa... pois Deus tem nos dado capacidade e condição disso.

Um dia de Paz!


Comentários

Postagens mais visitadas