Em tudo dai graça... e persevere!
Deus escolhe um homem fraco, gago, totalmente fora do contexto, criado dentro de uma cultura e de uma religião diferente do que se espera, um fugitivo por homicídio... Moisés, não era nada daquilo que o povo esperava da figura de um libertador... Mas, Deus o escolheu.
600 mil homens, fora mulheres e crianças. Num cálculo aproximado algo em torno de 3 milhões de pessoas, 40 anos no deserto. Mas, com exceção de Josué e Calebe, dessa geração, ninguém entrou na Terra Prometida.
Entendes isso?
"... a ira do Senhor se acendeu naquele mesmo dia, e jurou dizendo: Que os homens, que subiram do Egito, de vinte anos para cima, não verão a terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó! porquanto não perseveraram em seguir-me;
Exceto Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, e Josué, filho de Num, porquanto perseveraram em seguir ao Senhor.
Assim se acendeu a ira do Senhor contra Israel, e fê-los andar errantes pelo deserto quarenta anos até que se consumiu toda aquela geração, que fizera mal aos olhos do Senhor."
(Números 32:10-13)
E hoje, Deus levanta todos os dias, homens e mulheres para realizarem uma grande obra, cumprirem sua vontade e desfrutarem de um novo tempo, uma terra de bençãos que mana leite e mel... Mas, o povo sai da presença de Deus, quer retornar ao Egito e prefere a escravidão.
"Livres" mas com a mente escrava e presa aos velhos costumes, sentindo saudade das correntes que os prendiam por conta da "facilidade" de ter em mãos o alho pra comer... Recusando a nuvem, o fogo, a água... o leite e mel.
Negam a Deus e preferem Faraó.
E suas vidas continuam da mesma maneira. Murmurações, guerras, inimigos, dor e morte.
Não é diferente de hoje... Vejo todos os dias, Deus cumprindo o compromisso e libertando o seu povo... E essa geração prefere estar sozinha e independente, fazendo seu próprio caminho e vivendo a mesma vida de escravidão que tinham no "Egito"... Nasceram no fogo, foram criados no fogo... E para onde vão?
Todas as vezes que a Terra Prometida está diante dos olhos deles, eles murmuram, retrocedem, cometem os mesmos erros e não entram, não tomam posse daquilo que lheS foi prometido... Pois, Deus só tem compromisso com quem tem compromisso com Ele.
E essa geração não verá a Deus na beleza da sua santidade... Não perseveraram em seguir ao SENHOR!
Sempre voltam ao ponto de partida... E suas vidas nunca serão mudadas... Pois, vivem da mesma maneira. Guardam os mesmos costumes. Cometem os mesmo erros... Não avançam, pois não ouvem a voz de Deus!
Rebeldes, egoístas, presunçosos, arrogantes e murmuradores... Não verão a Deus!
O Reino de Deus é tomado a força, por aqueles que não retrocedem, mas avançam... E ouvem a voz de Deus, pois o Egito foi tirado de dentro deles.
Que seu dia seja marcado pela escolha de ouvir a voz de Deus e tomar posse daquilo que Ele prometeu... Sem voltar atrás e repetir os mesmos erros.
Digam ao povo que marche... Canaã é logo ali!
Fiel é Aquele que prometeu!
Comentários