Perdoar não é para os fracos....


Bom dia, Príncipes e Princesas de Deus!

Domingo. Primeiro dia de uma nova semana de vitórias.

Grandes promessas de Deus pra minha vida. Voltando a Juína pra ser tremendamente abençoado e abençoador.

E por tudo isso, gostaria de publicar hoje uma leitura no mínimo "transformadora". Algo que me fez repensar e rever conceitos sobre perdão... Tenho muito que aprender e muito mais pra colocar em prática. Não é fácil. Nunca foi... Mas é preciso buscar e andar nos passos de Jesus.

A vitória é nossa em O Nome de Jesus.
E será, uma semana de vitórias.

Que Deus possa tocar seu coração nessa mensagem:

" Alguns pensavam que Jesus exagerava muito. Outros viam nele um sonhador e não faltava quem tomasse precauções... Um grupo muito seleto estava de acordo de que era preciso perdoar, mas unicamente o "irmão", isto é, o israelita, o judeu, o que pertencia a mesma religião. Mas isso de perdoar o idólatra, o herege, o pecador... Jamais!.. Seria um atentado contra o Deus de Santidade e contra o povo santo de Israel.

Tudo isso preocupava muito a Pedro, e por isso decidiu rapidamente corrigir em tempo o Senhor Jesus, pois do jeito que ia podia chegar ao extremo de atrever-se a dar sua vida pelos pecadores.

... Então perguntou: "Senhor, quantas vezes tenho que perdoar as ofensas que meu irmão me fizer?"

Pedro estava fazendo uma pergunta ao Senhor, e o mais lógico era que esperasse a resposta. Todavia já sabemos, Pedro não é um lógico e não pode esperar, e ele mesmo procura adiantar a resposta: "Até sete vezes?"

Certamente a pergunta de Pedro era muito tendenciosa. Por isso não queria dar a oportunidade a que Jesus a contestasse...

Jesus não caiu nas artimanhas que Pedro lhe preparou. Com paciência, ao mesmo tempo com firmeza, respondeu-lhe: "Não, Pedro, não te digo sete vezes, mas setenta vezes setes."

... com o número setenta Jesus não se referia ao número de vezes que era necessário perdoar... O setenta refere-se à qualidade do perdão e à maneira que se deve perdoar.

Portanto, perdoar setenta vezes significa perdoar com as sete características seguintes que o perdão divino tem:

1- Perdoar tudo a todos: Perdoar tudo, seja o que for. Desde a menor ofensa até a própria morte. Perdoar a todo mundo, não somente aos "irmãos"... Também aos inimigos, aos que nos odeiam, aos que falaram mal de nós, ao comunista, ao protestante, à prostituta, aos que cremos que são piores do que nós, embora talvez nos antecedam no Reino dos Céus;

2- Perdoar ao que nos ofende: Ainda que ele não nos peça perdão... Assim o ensinou Jesus ma Oração do Pai-Nosso: nós perdoamos aos que nos ofendem;

3- Imediata e Incondicionalmente: Não deixando que o sol se ponha sobre a nossa ira, para não permanecer trevas em nosso coração. E sem pôr condições ano nosso perdão;

4- Esquecendo a ofensa: Sem levá-la em consideração no futuro. Sem lança-la em rosto em outra ocasião...;

5- Devolvendo a confiança original: ... como Jesus devolveu a confiança a Pedro depois de suas três negações;

6- Devolvendo o bem pelo mal recebido: Porque a única maneira de vencer o mal não é suportando-o com resignação ou perdoando-o, mas devolvendo um bem;

7- Perdoando de coração (Mt 18,23-35): Ou seja, não só com palavras, mas com amor misericordioso e compassivo, sentindo mais pelo fato de um irmão nosso se ter convertido em ofensor do que pelo fato de termos sido ofendidos.

... E dessa maneira os discípulos de Jesus devem perdoar sempre."

(Pedro, Díscipulo e Pastor, José H. Prado Flores, Edições Loyola)

Comentários

Postagens mais visitadas