Aos Homens e Mulheres de Boa Vontade.


Antes de qualquer comentário, aproveito a  oportunidade de dizer que, Deus não dá satisfação e não presta contas do que faz aos homens e que é impossível questioná-lo: Ele é Deus!

Mas eu, como homem que sou, tirei minhas conclusões sobre a pergunta feita ao Saramago e mesmo não sendo o "Dono da Razão", me arrisco a tentar responder, baseado naquilo que acredito. Respeitando a opinião dos outros. Deixando bem claro que Deus não precisa de quem O defenda ou "fale" por Ele... Ele é Deus. 

Lembre-se: Esse é o MEU ponto de vista.

Não existem homens bons ou maus, existem sim homens que cometem bondades, como há homens que cometem maldades (lembrando que falo do 'gênero" e logo se aplica a mulher também).

Antes de ser frequente na igreja e ter entendimento das questões que  eram levantadas pela religião, a maior parte dos meus princípios de fé e de vida, do certo e do errado, dos exemplos que deveria segui ou não,  me foram passados pela "família".

Não aprendi que roubar era errado na igreja ou por conta de princípios passados por religiosos que falam e "defendem" Deus, meus pais me ensinaram desde criança que não deveria pegar aquilo que não era meu, o que pertencia aos outros... E que era errado roubar.

Não aprendi sobre o direito de "vida ou morte" ou que tinha o direito de tirar esse direito de alguém através de preceitos religiosos, foi no convívio da família e na valorização da vida que meus pais me mostraram a maravilhosidade e a graça de viver e como é importante essa vida em função de outras pessoas.

Não aprendi a verdade de que não deveria humilhar ou tratar as pessoas de forma que elas se sintam agredidas, diminuídas ou usurpadas dos seus direitos na repetição de frases como: "Deus castiga", "Deus está vendo", "Você vaio pro inferno" ou através de mensagens que me ensinassem a ter "medo de Deus"... Meus pais me ensinaram a valorizar as pessoas e ver os homens como semelhantes... Imagem e semelhança de Deus.

Muitas dessas verdades que meus pais passaram e diversos outros preceitos e conceitos de certo e errado que eles me ensinaram eu aprendi... Outros não, ou nem todos!

Fiz e ainda faço muitas besteiras e erro constantemente, indiferente do que os meus pais me ensinaram... Indiferente da grandeza, força, majestade e poderio de Deus... Eu faço minhas escolhas. Eu tenho livre arbítrio e Deus respeita isso.

Na história da minha família, de toda ela, uma parte teve grandes oportunidades, uma família protetora e amável, um lar estruturado em amor e princípios e outros não tiveram a mesma sorte; perderam os pais muito cedo, conviveram com alcoólatras, ignorância, violência, separação, descaso e privações... Mas fico perplexo em ver que indiferente das condições que vivemos e tivemos, cada um teve sua própria decisão e tomou o rumo que melhor lhe parecia... E sobreviveram. 

São homens e mulheres que acordam e vivem todos os dias as suas próprias escolhas.

São filhos que tiveram pais alcoólatras e hoje são referência de pais que não se deixam dominar por vícios. 

São filhos frutos de um casamento que terminou em divórcio e separação, mas que lutam pra que sua família não viva essa derrota.

São filhos que perderam seus pais, mas jamais se prostraram na angústia e dor e não usaram dessa desculpa pra deixar de viver e continuar gerando vidas.

São filho que também, mesmo cercados de amor, atenção, carinho e bons exemplos,  por opção trilharam por outros caminhos que não eram certo ou de bondade.

Parece contraditório, mas não é... O meio influencia, mas a decisão será sempre do homem... E Deus respeita isso.

Quando comecei a conhecer e perceber a grandeza de Deus e o "ser" que Ele é, meu relacionamento com Ele sempre tem aumentado, todos os dias firmado na certeza de que indiferente dos erros que cometa, Ele está sempre pronto a me perdoar e trabalha pra minha mudança... Mas, depende de mim, exclusivamente de mim ser bom ou mau... Fazer o certo e o errado... Viver em autocomiseração ou levantar a cabeça e crer que o melhor de Deus está por vir... 

Cabe a mim apenas, fazer "a minha parte".,, Que é ínfima diante da "parte de Deus"!

Ser a diferença no meio da maioria de iguais, que transferem pra Deus suas responsabilidades, medos, frustrações e também nas desculpas dos que não creem Nele dizendo que Ele não existe, pois reconhecer sua existência implica em buscar ser um homem melhor e viver TODA a bondade que vem Dele.

Quanto a prática do mal? A decisão também é minha... E sofro a consequência disso. mesmo não acreditando que não ficarei impune, a lei da semeadura existe e colherei o que planto... O que eu planto... Nessa ou em outra vida, pra mim ou infelizmente, para os que me cercam.

Por isso, bom pra mim é aproximar-me de Deus, pois Ele me faz um homem melhor, quando penso em toda a Graça, Misericórdia e amor que existem Nele.

Nenhuma maldade pode produzir um resultado maior do que a bondade genuína e gratuita em favor de outro homem... Essa é a vontade de Deus!

E já que não posso mais responder ao Saramago, que "descansa" num lugar que não conheço, mas que com certeza é a recompensa dos seus atos, bons ou maus e da sua crença ou não, em Deus... Deixo pra você a MINHA certeza:

Não existem homens bons ou maus e sim, homens que cometem atos de bondade ou de maldade. E depende sim e muito do relacionamento que eles tem com Deus.

Quanto a Deus?
Posso dizer com certeza: DEUS É AMOR!

Pois Ele me amou de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito para que TODO aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna... e há quem diga que entregar seu Filho não foi uma atitude de um "bom pai", mas pra mim isso é a maior prova e manifestação de amor... Pois eu, não sou tão bom assim ao ponto de fazer o mesmo.

Ele me amou primeiro.

Um dia de Paz;
aos homens de boa vontade!


Comentários

Unknown disse…
Gostei do seu ponto de vista!
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Postagens mais visitadas