Recado aos "Cristãos"!



"Há algum tempo, vi em uma embalagem de batatas fritas com uma declaração ousada em destaque na parte da frente: "zero grama de gordura trans". Fiquei feliz em saber que não consumiria nenhuma gordura trans, que as pesquisas revelaram ser prejudiciais a minha saúde. Em seguida, porém, virei a embalagem e li a lista de ingredientes, que incluía coisas como "amarelo número 6" e outros corantes artificiais, além de gordura parcialmente hidrogenada (que é gordura trans, só que em uma quantidade tão pequena que, por lei, pode ser considerada "zero grama"). Pensei em como era inacreditavelmente irônico o fato de aquelas batatinhas serem anunciadas para nos fazer pensar que não faziam nenhum mal e, no entanto, conterem uma grande quantidade de calorias, substâncias químicas esquisitas e.. gordura trans.

Fiquei chocado aos constatar que muitos cristãos saem por aí exibindo sua embalagem "sem gordura trans", tentando convencer todo mundo que são saudáveis e bons. No entanto, eles não tem substância nem elementos saudáveis a sua fé. São como o povo de Laodiceia, que julgava possuir tudo, até Cristo dizer que aquelas pessoas eram pobres e desprezíveis. Eles se gabavam, declarando: " Veja, não temos gordura trans. somos saudáveis"; ou: "Temos belas famílias";  ou: "Vamos à igreja toda semana". Obviamente, não é o que você anuncia por ai que importa, e sim aquilo que você é por dentro.

A definição divina do que importa é bem objetiva e franca. Deus avalia nossa vida pela capacidade que temos de amar. Em nossa cultura, mesmo quando um pastor não ama de fato as pessoas, ainda assim pode ser considerado bem-sucedido, desde que seja um orador talentoso, que faça sua igreja rir ou ore "por todas as pessoas pobres e sofridas do mundo" todo domingo. Mas Paulo escreve:

"Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei. ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue meu corpo para ser queimado, se não tiver amos, nada disso me valerá." (I Corintios 13:2-3)

Puxa! Palavras fortes, que não deixam nenhuma margem a dúvidas. Segundo Deus, estamos aqui para amar. Nada mais realmente importa.

... O que Deus quer dizer quando fala em amor? Ele nos diz:

"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca morre; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará." (I Corintios 13:4-8)

Contudo, até mesmo essas palavras ficaram muito banais e desgastadas, não é?

Fui desafiado a realizar um pequeno exercício com esses versículos, algo profundamente comprometedor. Pegue a declaração "O amor é paciente" e substitua a palavra "amor" por seu nome. (Para mim, por exemplo, seria: "Afrânio é paciente".) Faça isso com todas as afirmações sobre o amor contidas nessa passagem bíblica.

No fim de tudo, você não tem a impressão de ser uma pessoa muito mentirosa? Se eu tenho o dever de representar o que é o amor, então vou falhar com frequência nessa missão de amar as pessoas como devo.

Seguir Cristo não é algo que possa ser feito de forma displicente ou como um apêndice da vida. Não se trata de um rótulo que possamos apresentar por aí quando nos for conveniente. Tem de ser um elemento central em tudo quando fazemos e somos.

Se a vida é um rio, então buscar Cristo exige que nademos contra a corrente. quando paramos de nadar (ou seja, quando deixamos de segui-lo efetivamente), automaticamente começamos a ser levados pela correnteza.

... Talvez isso tudo dê a impressão de que eu acredito na necessidade de as pessoas trabalharem para se aproximar de Jesus. Não é isso. Acredito, com toda a convicção, que somos salvos pela graça, que é dom de Deus, por meio da fé, e que a verdadeira fé se manifesta em nossas ações. Como se lê em Tiago 2:17: "Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras está morta". Faltam manifestações de uma fé vital e ativa na vida de muita gente que se diz "cristã".

Pense nisso.



- extraído do livro "Louco Amor, de Francis Chan)

Comentários

Postagens mais visitadas